Saudação
Paz e bem - Bom dia, Seja bem-vindo !
Função Data Curitiba, 25 de setembro de 2017

Relação das Pastorais, Movimentos
e Grupos de Serviço

01. Ação Social
Objetivo: Realizar um trabalho social em prol dos menos favo­recidos, buscando formas concretas de resgatar a dignidade huma­na à luz do Evan­gelho.

02. Apostolado da Oração
        
Objetivo: Fomentar a união vital com Cristo, através do ofere­cimento cotidiano de si mesmo, junto ao sacrifício, colaborando na salvação da família e da humanidade. Reunião: 1ª sexta-feira do mês, às 14hrs, Hora Santa na Igreja; às 15hrs, Missa; às 16hrs, reunião no Salão Paroquial.

03. Adolescência Missionária

Objetivo: Despertar a consciência missionária nas crianças e adolescentes, animá-los a fim de compartilharem sua fé e seus bens materiais com as crianças mais necessitadas e promover as vocações mis­sionárias a partir da idade mais tenra. Encontros: todo sábado, às 10h30, no centro pastoral.

04. Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP)
Objetivo: Auxiliar o pároco na administração dos bens da Paróquia e na promoção da pastoral paroquial. Reunião: Semestral.

05.  Coral Nossa Senhora das Mercês
Objetivo: Animar as celebrações litúrgicas; motivar a assembléia à cantar; fazer também apresentações em lugares onde for convidado. Ensaio quinzenal.                                                        

06. Conselho Pastoral Paroquial (CPP)
 Objetivo: Planejar, organizar, animar, acompanhar e avaliar a Pastoral de conjunto da Comunidade Paroquial, expressando a unidade e co-responsabilidade na comunhão Eclesial – leigos e leigas, religiosos e religiosas, e presbíteros. O pároco é o presidente nato. Reunião: Semestral.  

07. Coroinhas
Objetivo: Atuar no serviço do altar do Senhor, auxiliando os sacerdotes nas Celebrações Litúrgicas. Quando crianças e adolescentes realizam o serviço do altar com alegria e entusiasmo, pegam gosto pelas coisas de Deus e oferecem aos da sua idade um testemunho eloquente da importância e da beleza da liturgia.  Reunião: Todo 4º sábado do mês, às 10h30, na Igreja.

08. Data Show
Objetivo: Projetar as celebrações nas TV’s. Para isto, contamos com a colaboração de voluntários, escalados semanalmente, para projetar a missa conforme a liturgia de cada final de semana

09. Encontro de Casais com Cristo (ECC)
Objetivo: Fortalecer na vida dos casais o vínculo matrimonial e fa­miliar, através de um encontro de três dias, convidando-os a participar de alguma pastoral na comunidade. Pós-Encontro: 2ª quarta-feira de cada mês, às 20 horas, no Salão Paroquial. Reunião dos Dirigentes: 1ª quarta-feira de cada mês, às 20 horas, no Salão Paroquial.

10. Encontro de Casais em Segunda União (ECSU)        

Objetivo: Acolher os casais em segunda união através de um encontro de casais de dois dias, oportunizando-lhes maior integração na comunidade eclesial, o fortalecimento de sua fé e de sua vivência como casal e família. Pós Encontro: Uma vez por mês no Salão Paroquial. Reunião dos dirigentes: Quando necessário.  

11. Escolinha Dominical

Objetivo: Reunir as crianças de 2 a 7 anos e fazer uma mini-catequese com elas, enquanto seus pais participam das missas das 10h30 e das 19 horas, aos domingos.

12. Grupo Amor Exigente
Objetivo: Orientar e prevenir comportamentos inadequados e o uso abusivo de substâncias psicoativas, buscando qualidade de vida na família.

13. Grupo de Adolescentes
        
Objetivo: Ser ferramenta de desenvolvimento humano e espiritual aos adolescentes e jovens, visando à continuação de sua catequese, da prática cristã, sob a ótica do carisma franciscano. Encontros: semanais.

14. Grupo de Apoio e Prevenção ao Câncer
Objetivo: Apoiar as pessoas com câncer ou previní-las dessa doença. Atendimento: toda quinta-feira, às 16 horas, no Salão Paroquial.

15. Grupo de Convivência da Pessoa Idosa

Objetivo: Valorizar e integrar o idoso na família e na comuni­dade. 1ª quarta-feira do mês, encontro festivo no Salão Paroquial.

16. Grupo de EntreAjuda

Objetivo: Harmonizar espiritual e psicologicamente o ser humano, usando as potencialidades da ciência e da fé, através de técnicas de relaxamento, da Palavra de Deus, e bênção dos objetos religiosos. Reunião: 1ª terça-feira de cada mês, às 20 horas, na Sala da Torre.

17. Grupo de Oração
Objetivo: Rezar a partir da Palavra de Deus e do Santíssimo Sacramento, com um tema proposto, partilhando a vida e as experiências. Oração: toda 2ª segunda-feira de cada mês, às 20 horas, no Salão Paroquial. 

18. Grupo de Reflexão

Objetivo: reunir os familiares e vizinhos para rezar, celebrar e ouvir a Palavra de Deus; conversar, dialogar, estudar e refletir; planejar ações comuns no próprio grupo, na comunidade eclesial e na sociedade; fazer acontecer a Igreja nas casas; garantir a presença do Evangelho na vida do povo; formar grupos de vivencia da fé e de amor cristão; aproximar a igreja de hoje às primeiras comunidades cristãs. Reuniões: Mensais com os coordenadores.

19. Grupo Santa Rita
Objetivo: Expressar devoção a Santa Rita de Cássia, para uma maior vivência familiar e solidariedade com as famílias mais carentes. Reunião: toda quarta-feira, às 17 horas, na Igreja, terço e novena.

20. Grupo Solidário na Dor e no Luto
Objetivo: Apoiar as pessoas enlutadas através da terapia grupal. Uma dor compartilhada é uma dor diminuída. Atendi­men­to: toda quinta-feira, às 15 horas.

 21. Legião de Maria
Objetivo: Apresentar uma tarefa apostólica, marcada a cada se­mana, a ser executada pelo legionário: visitas metódicas às famílias, a doentes e contatos fraternais com cada pessoa. O legionário deverá ser perseverante na oração e estar sempre unido a Maria Santíssima. Reu­nião: toda terça-feira, às 14 horas, no Centro Pastoral.

22. Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão


Objetivo: Evangelizar com novo ardor missionário a comuni­dade ecle­sial, a partir da pessoa de Jesus Cristo na Sagrada Escr­itura. Os MESCs ajudam os padres nas celebrações, visitam os enfermos nas casas e hospitais levando a Eucaristia, a Palavra de Deus e o conforto espiritual. Reunião: última terça-feira do mês, às 20 horas, no Salão Paroquial.

23. Movimento das Capelinhas
Objetivos: I) Evangelizar as famílias pela visita de Maria, na Capeli­nha. II) Favorecer a união e a oração em família. III) Propa­gar a devoção a Nossa Senhora. IV) Despertar e auxiliar financei­ramente as vocações. Coordenação: Maria Lúcia Terzi Trancho (tel.: 3568-2584 / 99960-2390).

24. Oficina de Oração e Vida
Objetivo: Aprofundar a arte de orar, em caráter experiencial e prático, desde os primeiros passos até à contemplação, apoiando-se na Palavra de Deus e mediante variadas modalidades de oração. Impulsionar os integrantes a participar ativamente na missão da Igreja, integrando-os em sua paróquia, nos diferentes serviços que existem.

25. Ordem Franciscana Secular
Objetivo: Observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo se­gundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro da sua vida com Deus e com as pessoas, culti­vando assim a espiritualidade franciscana na vida pessoal e familiar. Reunião: 3º do­mingo após a missa das 7h30, na sala do Convento.

26. Pastoral do Batismo
Objetivo: Conscientizar os pais e padrinhos a assumirem o compro­misso batismal junto aos seus filhos, filhas, afilhados e afi­lhadas, na convi­vência familiar e comunitária. Os encontros são realizados nas casas dos animadores. Reunião: uma por semes­tre.

27. Pastoral da Catequese

Objetivo: Educar na fé os catequizandos e catequizandas na vida cristã, à luz da palavra de Deus. O trabalho catequético com os catequi­zandos(as), ocorre uma vez por semana com a duração de uma hora e meia. Reunião: 4ª domingo de cada mês, às 9 horas, no Centro de Pastoral.

28. Pastoral da Comunicação

Objetivo: Organizar as informações sobre a caminhada pastoral da comunidade, no jornal “O Capuchinho”, utilizando-o como canal de for­mação e informação.

29. Pastoral do Dízimo
Objetivo: Desenvolver na comunidade um processo perma­nente de conscientização da importância da contribuição mensal do dízimo. Mostrar a comunidade que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade.

30. Pastoral Familiar
Objetivo: Ajudar os casais a viverem o matrimônio como aliança ecle­sial e sacramental, assumindo a paternidade e mater­nidade responsáveis, bem como ajudá-los a descobrir e assumir seu compromisso apostólico. Reunião: semestral.

31. Pastoral da Juventude (Grupo de Jovem - EJC)
      
Objetivo: Criar um grupo sadio, afetivo e amigo entre os jovens, fortale­cendo-os na fé. Reunião: todo sábado, às 17 horas, no Salão Paroquial.

32. Pastoral Litúrgica
Objetivo: Coordenar as celebrações (a acolhida, os comentários, as leituras, os cantos), zelar pela organização dos folhetos litúrgicos, trabalhar em equipe e em sintonia com o Presidente da celebração. Reunião: na última quarta-feira de cada mês, às 20 horas, no Salão Paroquial.

33. Pastoral do Matrimônio
 Objetivo: Proporcionar aos noivos, através de encontros, embasa­mento teórico e prático (testemunho de vida), para assu­mirem com maior consciência o compromisso matrimonial. Prepa­ração de noivos para o casamento. Reunião: trimestral.

 34. Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)
Objetivo: É um organismo vinculado a CBNN – À serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que congrega todas as pastorais sociais. Tem como objetivo capacitar voluntários para fazer visitas domiciliar mensal as pessoas idosas mais vulnerabilizadas; ser apoio entre a família e os serviços de apoio às pessoas idosas e criar solidariedade entre as famílias. Reuniões: Todo 1º sábado do mês, às 13h30, na sala da Torre.

35. Pastoral da Visitação
  
Objetivo: Visitar famílias, casas de comércio, estabelecimentos e locais onde as pessoas se reúnem, para ouvi-las, solidarizar-se com elas, rezar com elas, anunciar-lhes a palavra de Deus, ser testemunho de Jesus Cristo e presença da Igreja junto às pessoas, manifestando, assim, a “Igreja em saída”. Reunião: bimestral com os visitadores.

36. Pia União de Santo Antônio
Objetivo: Com recursos adquiridos através da confecção e venda de panos de prato, auxiliar as pessoas necessitadas. Ativi­dades: toda terça-feira, às 13h30, na sala da Pia União.

37. Profissionais Voluntários
Objetivo: Proporcionar a terapeutas, psicólogos, arquitetos, advo­gados, engenheiros, nutricionistas, entre outros, doar voluntariamente algum tempo em favor dos mais carentes.

38. Projeto Missionário Faróis de Esperança
Objetivo: Fazer uma “EntreAjuda ambulante” às pessoas e famílias que solicitarem, indo às casas das pessoas e instituições.

39. Reeducação Alimentar
Objetivo: Reeducar a alimentação, mudando antigos hábitos alimentares de forma consciente para substituí-los por atitudes saudáveis à vida, respeitando a individualidade biológica da pessoa. “Que teu alimento seja teu medicamento e que teu medicamento seja teu alimento” (Hipócrates – 260-377). Atendimento individual com a nutricionista:

40. Serviço de Animação Vocacional (SAV)
Objetivo: Criar Clima Vocacional na Paróquia, com a finalidade de despertar vocações – laical (solteiros e casados), presbiteral (padres) e religiosa consagrada (freis e freiras). O SAV se reúne na 2ª terça-feira de cada mês, às 20 horas, no Centro Pastoral.

41. SOS Família
Objetivo: Auxiliar e manter a família em equilíbrio, para viver a paz e a convivência harmônica. É um trabalho de escuta para ajudar as pessoas e as famílias a encontrar soluções para suas dificuldades, indicando cami­nhos, orientando e encaminhando os que estão com problemas. Aten­dimento: Quintas-feiras, das 8h30 às 11 horas e das 15 horas às 20 horas, na Sala do SOS Família. Reunião: 2ª terça-feira de cada mês, às 20 horas, no Salão Paroquial.

42. Yoga
Objetivo: harmonizar o corpo e a mente das pessoas, proporcionando-lhes bem estar e saúde. Encontro: às segundas feiras, 19h, no Centro Pastoral.

 43. Cursos
a) Curso Bíblico, com frei Rogério Goldoni, no segundo semestre, toda 1ª segunda-feira do mês, às 20 horas, no Salão Paroquial.
b) Curso de Parapsicologia, com as parapsicólogas Nelly Kirsten e Ana Maria Fagundes Arana, e com o parapsicólogo Flávio Wosniak, quintas-feiras, às 16 horas, na Sala da Torre (são quatro etapas do curso e reinicia-se sempre na 1ª quinta-feira de cada mês).

 

Voltar ao início


 

Avenida Manoel Ribas, 966 Mercês Curitiba-PR CEP 80810-000
Secretaria:(41)3335-5752